Monotrilho de São Salvador da Bahia

Histórico

O plano de construção do monotrilho de Salvador, também conhecido como VLT do Subúrbio, foi concebido para  modernizar e integrar o tradicional corredor do trem de subúrbio ao Metrô de Salvador.

Em 22 de junho de 2011, o governo do estado da Bahia anunciou o projeto da segunda linha do Metrô de Salvador com 22 km de extensão ao longo da Avenida Paralela até o município de Lauro de Freitas, alimentada por linhas de BRT.

Em julho de 2011, a Prefeitura de Salvador lançou o plano de transformação dos 13 km da linha do trem de subúrbio em linha de VLT, integrada ao Metrô na estação da Lapa.

Em 3 de maio de 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Estado da Bahia, publica no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação, referente ao Edital de Concessão nº 01/2017, para implantação e operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Subúrbio.

No dia 26 de junho de 2017, o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, determina, em decisão liminar, a suspensão da licitação para instalação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, agendada para 28 de agosto de 2017. No dia 27 de julho a decisão liminar é derrubada, permitindo a continuidade do processo licitatório. No entanto, no dia 11 de agosto a Licitação é novamente suspensa pela Justiça, alegando a existência de “visível vício insanável” no Edital de Concessão lançado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). No dia 14 de setembro a Licitação é suspensa pela terceira vez. O Juiz alegava  “visível vício insanável”.

No dia 23 de maio de 2018, o Governo da Bahia divulga o nome do consórcio vencedor para a construção do futuro Monotrilho do Subúrbio, o Consórcio Skyrail Bahia, formado pelas empresas Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen.

No dia 14 de fevereiro de 2019, é assinado o Contrato de Concessão com o Consórcio Skyrail.

Logo após a assinatura do Contrato de Concessão, são lançados os estudos de engenharia, inicialmente pelas sondagens, identificando o perfil do material impenetrável para implantação dos pilares.

Em novembro de 2019, é iniciada a instalação do primeiro canteiro de obras, localizado no pátio de manutenção dos trens de subúrbio, nas proximidades da estação da Calçada.

No dia 10 de dezembro de 2019, em cerimônia realizada na estação da Calçada, o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, assina a autorização para o início das obras do Monotrilho. 

No dia 6 de janeiro de 2021, o Consórcio Skyrail recebe, na estação Calçada,  um carro protótipo a ser utilizado para exposições de apresentação do futuro sistema de monotrilho ao público.

Em 13 de abril de 2021, na China, em evento com a presença do governador da Bahia, é apresentada a primeira das 28 composições encomendadas para o Monotrilho de Salvador.


Divulgação Skyrail


Em 17 de agosto de 2023, após a rescisão do contrato com o consórcio Skyrail, o governador Jerônimo Rodrigues  anunciou que seria realizada nova licitação com VLT sobre trilhos.


REFERÊNCIAS:

Governo divulga consórcio que vai implantar VLT do Subúrbio. Correio 24 Horas. São Salvador da Bahia. 23 maio 2018.

Início das obras do VLT está autorizado; modal substituirá trens do Subúrbio. Correio 24 Horas. São Salvador da Bahia. 10 dezembro 2019.

LEITE, Bruno, JOSÉ; Camila São. Jerônimo aponta possibilidade de relicitação do VLT caso tratativas com BYD não avancem. Bahia Notícias. 01 julho 2023.